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Dicas

7 Dicas para sua empresa superar a crise e crescer...

Todos sabemos que a economia brasileira está passando por uma grave crise, mas isso não é motivo para jogar a toalha ou apenas lamentar o mau momento, principalmente para você que é um empreendedor.


Pensando nisso nós da HF Contabilidade reunimos neste artigo dicas de especialistas que podem te ajudar a superar a crise, colocando sua empresa no ruma certo.

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Vamos as dicas:

1º Depois da tempestade...

Acredite: mesmo na crise, existem diversas formas de você levantar seu negócio. Veja o que diz o especialista em gestão de pessoas Alexandre Rangel, da Alliance Coaching: “Se o empresário está pessimista, ele deve estar passando esse sentimento também para empresa. Muitas vezes o problema está na forma como se lida com o problema”.

Num cenário de crise, é importante que o empresário assuma o controle da situação e não se coloque na posição de vítima. É o que aconselha o especialista em gestão de pessoas Alexandre Rangel. Foque seus esforços na parte do problema que você pode resolver. “Em vez de ficar reclamando, o empreendedor deve se perguntar: - Que parte deste problema eu posso controlar?” “Olhar apenas para o que não tem solução é pura perda de tempo”, sentencia. Essa postura também ajuda a manter a equipe motivada e confiante neste momento difícil, caso contrário, fica bem mais difícil garantir a produtividade. “Culpar o governo, a economia, não vai adiantar de nada. O empreendedor deve assumir integralmente a responsabilidade por ter que tomar medidas para superar as dificuldades”, afirma Rangel. Para ajudar nessa tarefa, o especialista sugere que o empresário pergunte-se de forma objetiva: “Como eu posso contribuir para melhor a situação?”.

2º Tenha um plano de negócios

Você já deve estar cansado de ouvir que sua empresa precisa ter um plano de negócios bem estruturado. Pois adivinhe: isso é ainda mais necessário em épocas de crise. “Num período como este, às vezes a empresa tem que diminuir de tamanho, e isso depende de um plano de negócios bem estruturado”, afirma Rafael Caldeira sócio da S&H Consultoria Financeira. E não vale ter o plano apenas “para ficar na prateleira”, alerta Caldeira. É preciso um trabalho bem feito.

Para superar a crise na sua empresa, é necessário saber quais são exatamente os seus efeitos sobre o negócio. “Uma crise pode significar perda de clientes, cancelamento de contratos com fornecedores parceiros, adiamento de promoções internas e até demissões. O empresário precisa saber a dimensão real do problema, para olhar para isso de forma racional, menos dramática”, afirma o especialista em gestão de pessoas Alexandre Rangel.

É preciso saber claramente qual é a situação financeiro-estratégica atual da sua empresa e definir um plano para retomada do equilíbrio financeiro, no entanto, esse plano deve estabelecer de forma clara e objetiva o que os responsáveis por cada ação precisam fazer, dia após dia, e o resultado que se espera após cada ação realizada, pois só assim será possível medir os resultados do plano traçado e definir as eventuais mudanças de rota que se façam necessárias.

3º Diferencie-se

Na crise, quem vende commodities fica mais vulnerável, explica Caldeira. Por isso, estude uma forma de diferenciar seu produto dos concorrentes. “Acompanho casos de empresas que estão crescendo fortemente porque se diferenciaram de alguma forma com seu produto ou serviço”, afirma.

Além de inovar o produto, você também pode ter novas ideias para o seu modelo de negócio. “Às vezes o produto não é diferente, mas sim o modelo. Há casos de empresas do mesmo setor, com a mesma tecnologia, e simplesmente mudando o modelo e a empresa se diferencia”, afirma Caldeira.

4º Enxugue sua estrutura

Uma dica básica: economize. Como? Corte custos, reduza estoque, diminua sua estrutura, alongue os prazos de suas dívidas. “Não existe receita de bolo, mas em geral as empresas que atravessam algum tipo de dificuldade têm a necessidade de redesenhar seu passivo de curto prazo”, afirma o consultor Artur Lopes, autor dos livros “Negócios Sem Crise” e “Quem matar na hora da crise.

“Se algo não está bem, muitas vezes os empresários são levados por simpatias, ilações, e isso não dá muito certo. É necessário concentração e objetividade. Você não imagina um cirurgião preocupado se o corte vai deixar cicatriz. Se é necessário fazer, ele vai e faz”, compara especialista Artur Lopes. Resumindo: faça o que precisa ser feito.

5º Mantenha o foco

Se sua empresa está sofrendo com pouca liquidez, é hora de focar no que ela faz melhor. “Em momentos como esse uma boa estratégia é focar as energias no seu core business, aquilo que sua empresa faz melhor”, afirma Caldeira, da S&H Consultoria Financeira.

Se o empreendedor já trabalha duro em épocas de bonança, quando a coisa aperta ele deve se dedicar ainda mais. “É necessário dobrar o afinco quando a economia do país não vai bem”, afirma Lopes. Isso porque, numa crise que envolve todo o país, as empresas não lidam apenas com suas variáveis internas, mas também com fatores que elas não podem controlar. “Ou seja, tem que fazer mais com menos, e fazer melhor”, resume o especialista.

6º Seja rápido

Para superar a crise, é necessário ser ágil. “Precisa de agilidade no diagnóstico do que está acontecendo. Após identificar o que precisa ser feito, faça”, aconselha Lopes. “Se ficar adiando a situação, a empresa sangra e pode acabar morrendo”, alerta o autor de “Negócios sem crise”. 

Veja o que diz O bilionário Marcus Lemonis que faz sucesso atualmente na TV com o programa O Sócio, no qual salva empresas à beira da falência: “Se um membro da família não contribui para o negócio, você precisa lidar com isso da mesma forma que lidaria com um funcionário improdutivo”. E podemos
acrescentar: faça isso rápido.

7º Enxergue o fim da crise

As crises não duram para sempre e você precisa ter isso sempre em mente. “Existem pessoas que não enxergam o fim do problema, acham que a situação difícil vai durar para sempre. empreendedor não pode ser assim. Assim como outras crises que já passamos, o momento atual terminará em outra curva ascendente”, analisa Rangel, da Alliance Coaching.

Quando atravessa uma crise, a empresa chega fortalecida ao final desse período de dificuldades. “Muito poucas organizações no mundo não tiveram sua continuidade desafiada. A grande maioria delas, em algum momento, se viu desafiada, e passou por crises que a tornaram mais forte”, afirma Lopes. Segundo o especialista, olhar para este momento com essa perspectiva ajuda muito a enfrenta-lo de forma mais leve. “Ajuda muito olhar dessa forma, traz um alento. Em vez de pânico, recomenda-se foco e energia”, conclui.

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